Tipos de Ukulelê

O ukulelê, ou uke, ou ainda ukulele em inglês, é um instrumento musical semelhante a um violão mas com dimensões reduzidas, geralmente com 4 cordas.

Utilizado na música tradicional hawaiiana, além de diversos outros lugares no mundo, foi criado na Ilha de Madeira no século XIX.

Devido ao seu tamanho pequeno, é barato e mais fácil de fabricar. Por causa disso, é possível comprar ukulelês de excelente qualidade por preços muito mais baixos do que outros instrumentos.

Como utilizam geralmente cordas de nylon, produzem som macio e suave, mesmo nas notas mais agudas.

Naipe

Como em um coral ou orquestra, os ukulelês são divididos de acordo com o alcance de suas notas - mais agudas ou graves.

O uke de afinação mais alta é o sopranino, seguido pelo soprano, concerto (equivalente à voz contralto), tenor, barítono e baixo.

Os ukulelês clássicos e mais utilizados são os soprano. São ótimos para arpejos, melodias e acompanhamentos em tons agudos.

Os modelos concerto e tenor acrescentam gradualmente mais médio-graves.

Já o barítono consegue produzir alguns graves, sendo ótimo para acompanhamentos.

E o uke baixo possui graves profundos, especialmente quando ligados a um amplificador.

Em geral, quanto maior o ukulelê, mais trastes ele possui também.

Tampo

A maior parte dos instrumentos atualmente possui tampo feito de lâminas de madeira coladas e prensadas.

Quando o instrumento possui tampo sólido, ou seja, uma única lâmina grossa, a caixa de ressonância vibra melhor, e por isso produz som mais forte e com melhor qualidade de harmônicos.

Tarraxas

Abertas - deixa as engrenagens expostas

Sempre limpe suas engrenagens com uma pano ou pincel seco, senão você vai fazer com que elas enferrujem
Com alguma frequência aplique nas engrenagens uma camada super leve de óleo de máquina, aquele Singer que nossa avó passa na máquina de costura dela

Blindadas - possui uma tampa que protege as engrenagens do pó, fazendo com que a afinação continue macia e fácil mesmo após muitos anos, e assim não requer manutenção.

Elétrico ou acústico

Acústicos - não possuem amplificação. Para gravar ou sonorizar, é preciso colocar um ou mais microfones apontados para o ukulelê

Captador de contato - é um microfone em forma de moeda, que fica dentro do ukulelê

Captador de rastilho - rastilho com captação embutida, substitui o rastilho original do ukulelê

Microfone dedicado - um microfone exclusivo para o ukulelê, que pode ficar dentro da caixa acústica ou preso à boca do ukulelê. A qualidade sonora depende da qualidade do microfone

Pré-amplificador - Geralmente fica na parte de cima do ukulelê. Amplifica o sinal do microfone/captador, garantindo a qualidade do áudio e diminuindo ruídos, especialmente quando utilizados cabos longos. Pode conter ajustes como volume e equalização, ou também afinador embutido.

Mistura com outros instrumentos

Guitalelê - De dimensões semelhantes ao uke barítono, mas com 6 cordas e afinação de violão transposta, permite tocar o ukulelê sem precisar aprender seus acordes e posições específicas - basta saber tocar violão!

Banjolelê - Com corpo de banjo e braço de ukulelê, foi muito apreciado por músicos como George Harrison e Andy Eastwood.

Quer assistir a aula de ukulelê em vídeo de 1h19m? Acesse https://www.youtube.com/watch?v=LMulpBZK3h8

Ukulelês Soprano


Ukulelês Concerto


Ukulelês Tenor


Ukulelês Barítono


Capas e Acessórios para Ukulelê